O Processo de Licitação

Patricia Oliveira

Jan 1, 2025

Leitura de 5 min

Jamais subestime o processo, Licitação demanda conhecimento, estratégia e paciência e além dessas três bases, exige o domínio da leitura da Língua, ou seja, decodificadores não são aptos para o processo.

Não dá para fazer um sistema metodológico ou checklist, um copia e cola de documentos de outro processo, adotar essas metodologias é o primeiro passo da derrota.

Pois para montar um processo, é necessário observar e levar a sério os seguintes aspectos:

1️⃣ Complexidade: O processo licitatório envolve uma série de regulamentos, documentos e etapas complexas. Dominá-lo requer tempo e dedicação. Temos uma lei geral de licitações além de outras centenas de normativos e leis complementares.

2️⃣ Concorrência acirrada: Você não está sozinho na corrida. Muitas empresas estão competindo pelos mesmos contratos. Além de preço competitivo, é preciso habilidade e sabedoria para se destacar.

3️⃣ Estratégia: Cada licitação é única e exige uma estratégia personalizada, considerando inclusive o território e os concorrentes que atuam na área, estudo de mercado, precificação e negociação com os fornecedores. Não há uma abordagem que funcione igualmente para todas, além disso o nível de conhecimento das equipes de licitação varia muito.

4️⃣ Experiência: Aprendizado prático é fundamental. A experiência ajuda a evitar erros caros e aprimora as chances de sucesso.

Investir em treinamento e consultoria ESPECIALIZADA é o primeiro passo. Aprender com quem já trilhou esse caminho pode economizar tempo e recursos valiosos.

E lembre-se, perseverança é a chave. Não desista na primeira tentativa frustrada. Cada licitação é uma oportunidade de aprendizado e melhoria.

Licitação é uma maratona, não é tiro curto.

Link One

Link Two

Link Three

Link Four

Link Five

© 2024 Relume. All rights reserved.

Privacy Policy

Terms of Service

Cookies Settings

Desenvolvido por Victor Moraes.